Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > "PET!" O que é isso?

Programa de Educação Tutorial

Publicado: Sexta, 05 de Abril de 2024, 21h18 | Última atualização em Quinta, 03 de Outubro de 2024, 12h15 | Acessos: 1261

Inicialmente vale dizer que PET significa Programa de Educação Tutorial. Trata-se de uma política do governo federal, através do Ministério da Educação que, através de fomento direcionado dos recursos do Fundo Nacional da Educação (FNDE), permite que as universidades criem estruturas acadêmicas direcionadas para proporcionar níveis de experimentação de ensino, pesquisa e extensão de forma diferenciada. Os PETs são formados por um tutor, ordinariamente professor da universidade, e por um conjunto de discentes selecionados através de edital, os quais recebem uma bolsa que pode ser permanente enquanto durar sua graduação, para tanto, este deve se dedicar ao planejamento estratégico que o tutor elabora para o grupo.

Na política do PET, o tutor passa a fazer o acompanhamento proximal dos petianos, monitorando todas as atividades acadêmicas dos discentes, planejando atividades orientadas para o grupo, visando englobar a pesquisa, extensão e o ensino. São experiências orientadas que ordinariamente não é possível proporcionar a todos os discentes da universidade, considerando a relação entre professores e alunos na universidade. No PET, os discentes recebem essa atenção focalizada, que visa proporcionar o desenvolvimento avançado nas capacidades de pesquisa dos petianos. Esta política está focada na preparação precoce de pesquisadores de alto nível desde a graduação, com a intenção de prepará-los para a sequência aprofundada de pesquisa em nível de pós-graduação.

No PET os estudantes não podem reprovar por falta e nem por nota em suas disciplinas, e é papel do tutor monitorar o desenvolvimento do acadêmico em todas essas esferas, seja nas atividades próprias do PET como nas atividades ordinárias do estudante em seu curso de graduação. Outra coisa, uma vez no PET, o estudante não pode realizar outros estágios ou deter vínculo laborativo, é um programa que demanda a dedicação e imersão do bolsista.

Sites importantes:

PROEG explica o que é um PET

Confira os PETs existentes na UFAM e os seus editais

Confira o que o MEC descreve sobre os PETs

Confira os contatos e informações de todos os grupos PET da UFAM