Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Sobre nós...
Início do conteúdo da página

Sobre o EtnoPET

Publicado: Sábado, 21 de Setembro de 2024, 23h16 | Última atualização em Quinta, 03 de Outubro de 2024, 11h50 | Acessos: 1238

O Programa de Educação Tutorial (PET) Conexões Étnicas (EtnoPET) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) é um empreendimento que visa formar pesquisadores com habilidades em pesquisas relacionadas aos grupos étnicos do Estado do Amazonas. Foi criado em 2010 e, naquela oportunidade, se chamava PET Indígena, até a alteração para PET Conexões Étnicas (EtnoPET) em 2024.
De 2010 a 2024, o PET Indígena teve como tutora a Profa. Dra. Artemis Soares, professora atualmente aposentada da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (FEFF) e imortalizada como acadêmica da Academia Amazonense de Letras (confira aqui), e por esse período, 64 petianos passaram por esse PET, experimentando uma diversidade de atividades de extensão, de pesquisa e de ensino. Muitos desses hoje já são mestres e doutores, professores e profissionais nos seus campos de trabalho.
Esse PET faz parte de um LOTE de programas de ensino tutorial de caráter interdisciplinar e, por esta razão, os petianos que passaram por aqui são acadêmicos de vários cursos diferentes e experimentam a produção de conhecimento de forma transversal, tendo que dialogar constantemente com seus colegas de outros campos disciplinares. Aqui nós prezamos pela convergência e associação da pesquisa por múltiplos campos disciplinares, proporcionando ao petiano uma experiência bastante rica e diferenciada no campo da pesquisa, ensino e extensão.
A proposta de alteração de novo fez atualizar e expandir os interesses desse PET, que antes se dedicava exclusivamente às questões voltadas aos povos indígenas, agora para também pensar em outras formas de manifestações étnicas amazônidas, como os quilombolas, ribeirinhos e outras comunidades tradicionais. Em assim sendo, com a experiência acumulada deste grupo e o legado deixado pela professora Artemis, alçamos a um novo momento de adaptação e promoção deste grupo com uma forte história, as quais estão expressas nas trajetórias dos egressos e nos registros de fortalecimento que as nossas atividades deixaram marcadas nos povos indígenas desta terra.
O EtnoPET, portanto, preocupado com as questões étnicas no Estado do Amazonas, agora tendo como tutor o professor Bruno Rodrigues, que é docente do Departamento de Ciências Sociais da UFAM, vem se organizando para dar continuidade na missão deste grupo. Aqui no nosso PET temos um grupo permanente de estudo, pois toda pesquisa pressupõe leitura. Essa preparação epistemológica nos permite planejar investigações mais sofisticadas e planejar intervenções extensionistas, que são pensadas a partir de processos prolongados de interação com os grupos étnicos.
O EtnoPET, para além das atividades de diversas natureza, também oferta atividades de ensino, como disciplinas optativas em nível de graduação, além disso, estamos sempre focados em conhecer a realidade dos grupos étnicos e as lutas sociais que são enfrentadas por estes, razão a qual fazemos visitas técnicas em campo, vamos nas comunidades conhecer as pessoas, captando diretamente na realidade àquilo que depois vamos estudar, buscando produzir conhecimento que permita auxiliar a luta social em movimento, por mais direitos, reconhecimento e dignidade.

Fim do conteúdo da página